A ADENE juntou-se ao AGITAR, da AgdA – Águas Públicas do Alentejo S.A., um programa de ação participado para agitar mentalidades e promover a gestão eficiente da água no Alentejo!
O AGITAR é um projeto de mobilização coletiva para, com o envolvimento ativo das comunidades locais, reforçar a resiliência do território face aos cenários de aumento da escassez da água. É uma parceria entre a AgdA, a ADENE, a APA, a AMGAP, a EPAL, a EMAS e o IES – Social Business School.
No âmbito deste projeto, a ADENE dinamizou durante o mês de outubro Sessões de Capacitação Técnica AQUA+ em Montemor-o-Novo, Grândola, Ourique e Serpa, e participou num Impact Bootcamp que juntou, durante 2 dias, líderes de opinião de 5 aglomerados dos Municípios de Mértola, Aljustrel, Grândola, Serpa, Alcácer do Sal para discutir a problemática da escassez de água.
Sessões de capacitação técnica AQUA+
Para garantir o sucesso do programa AGITAR na promoção da gestão eficiente da água, foram dinamizadas 4 sessões de capacitação técnica AQUA+ dirigidas aos municípios, juntas de freguesias e técnicos que atuam na região. O objetivo destas sessões era capacitar os técnicos para as melhores práticas de eficiência hídrica e nexus água-energia em edifícios, tendo por base a metodologia AQUA+.
Os municípios anfitriões e a Agda deram início às sessões referindo a situação de escassez de água que se vive atualmente no Alentejo e a importância de poupar água tirando partido do potencial de eficiência hídrica existente.
A equipa AQUA+ explicou a importância da eficiência hídrica e do nexus água-energia e o impacto do sistema de avaliação e classificação de eficiência hídrica de edifícios AQUA+ para os setores residencial e turístico.
Com vista a disseminar as boas práticas, foram apresentadas as medidas de melhoria típicas que podem ser implementadas nos edifícios para os tornar mais eficientes e as poupanças de água e energia que resultam da sua aplicação.
Para fechar a sessão, foi discutido o papel dos municípios e outros agentes do território na promoção destas medidas de eficiência hídrica.
Impact Bootcamp
Com vista a envolver as comunidades locais no desenho de soluções para a escassez de água, a AgdA e o IES – SBS dinamizaram um Impact Bootcamp que combinou momentos de exposição teórica e aplicação prática, e se desdobrou em 10 sessões sequenciais.
Os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver novas iniciativas de Impacto, baseadas no problema da escassez de água, definindo o seu modelo de negócio e o plano de implementação, fazendo com que os participantes pensassem em soluções técnicas e criativas para combater estes desafios.
Entre as sessões sequenciais, foram trabalhadas temáticas como “Água, bem escasso, segurança hídrica e responsabilidade de todos” e “Importância de medidas de eficiência hídrica do lado dos utilizadores”, que incluiu o uso de equipamentos mais eficientes na habitação e que foi desenvolvido pela ADENE no âmbito do AQUA+.
Além do apoio no desenho das temáticas a trabalhar, a ADENE participou ainda como mentora durante as sessões de trabalho e integrou o júri, juntamente com a AgdA e a EPAL, que avaliou as soluções propostas pelas equipas ao final dos 2 dias de trabalho. Das sessões resultaram ideias bastante inovadoras e iremos trabalhar com as equipas para a sua implementação ao longo de 2023!