A ADENE esteve presente no painel “As coberturas verdes na criação de cidades resilientes”, dinamizado pela Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV), a 5 de maio na Tektónica – Feira Internacional de Construção. Este evento focou a importância de manter o ciclo natural da água através da abordagem de soluções de base natural como poderosas aliadas à criação de cidades mais resilientes, promovendo a partilha de casos práticos.
Mariana Simões, Gestora do AQUA+, apresentou o “AQUA+, Água na medida certa” um instrumento desenvolvido pela ADENE que classifica o uso eficiente da água nos edifícios e que ajuda os seus proprietários a tirar o maior partido do potencial de eficiência hídrica. De entre vários parâmetros avaliados, o AQUA+ valoriza edifícios com soluções de coberturas verdes e azuis como indutoras de eficiência hídrica. Este tipo de soluções, além do contributo para a permeabilização dos solos e aproveitamento da água, incluindo água da chuva, promove ainda a atenuação dos picos de cheia, o melhor desempenho energético dos edifícios e a redução do efeito de ilha de calor experienciado nas cidades.
Ana Mesquita, da ANCV, focou a sua apresentação nas coberturas verdes e nas vantagens da sua implementação em contexto urbano, entre as quais se encontram: o aumento do tempo de vida útil das membranas de impermeabilização e da eficiência energética dos edifícios, reduzindo gastos com manutenção e energia, a valorização imobiliária, a diminuição do efeito de ilha de calor, da poluição atmosférica e da poluição sonora e o aumento da biodiversidade.
Por sua vez, Cristina Matos Silva, investigadora do Instituto Superior Técnico, apresentou o projeto de investigação Gravity. Este projeto interdisciplinar analisa como as coberturas e fachadas verdes suportam a biodiversidade nos centros urbanos, com incidência na cidade de Lisboa. Os cidadãos são convidados a participar no mapeamento das infraestruturas verdes e da respetiva biodiversidade, através de uma plataforma de ciência cidadã.
A ANCV tem como objetivo a promoção das infraestruturas verdes nas cidades, principalmente aquelas que se podem instalar em edifícios, evidenciando a sua enorme importância e os inúmeros contributos para que seja possível criar territórios urbanos saudáveis, sustentáveis, biodiversos e resilientes. A ANCV pertence à Rede de Compromisso AQUA+ desde 2021.