O AQUA+ é agora mais abrangente!
No que diz respeito aos edifícios de Comércio e Serviços, após o lançamento do sistema de avaliação e classificação da eficiência hídrica AQUA+ Hotéis, a ADENE lançou, no dia 22 de março , Dia Mundial da Água, o AQUA+ Escritórios. A necessidade de demonstração de alinhamento com critérios de sustentabilidade tem sido maior na área dos edifícios de escritórios dada a necessidade da redução dos custos ambientais e operacionais mantendo o conforto dos utilizadores. O setor imobiliário e as empresas em geral têm procurado ferramentas que lhes permitam reportar o seu alinhamento com os critérios ESG nas áreas ambientais, sociais e de governança.
O AQUA+ Escritórios responde a estas necessidades e permite gerir de forma mais eficiente o recurso água, o que valoriza os edifícios.
Adicionalmente, a aplicação de medidas de sustentabilidade é uma oportunidade única para a promoção da regeneração das cidades e sua resiliência às alterações climáticas, e que o AQUA+ Escritórios ajudar a concretizar.
Durante a sessão, que decorreu no BPI All in One Lisboa , foi apresentado o tema “A importância da eficiência hídrica nos edifícios e nas cidades”, a que se seguiu a apresentação do AQUA+ Escritórios. Ocorreu ainda um debate em torno do tema “Oportunidades e desafios da eficiência hídrica nos edifícios” e foram entregues as primeiras Classificações AQUA+ Escritórios e os Certificados de Qualificação de Auditores.
AQUA+ Escritórios
Com vista a apoiar o setor do imobiliário na gestão da água, a ADENE lançou o AQUA+ Escritórios. Este sistema permite a classificação da eficiência hídrica dos edifícios de escritórios de F (menos eficiente) a A+ (mais eficiente), através da avaliação das seguintes áreas:
- Origens e redes de água;
- Usos exteriores;
- Casas de banho e balneários;
- Cozinhas e copas;
- Lavagem de viaturas;
- Sistema de produção e distribuição de água quente;
- Ações para a eficiência hídrica e certificações.
Uma vez que este setor carece de uma gestão ativa da água, o AQUA+ Escritórios permite o seu acompanhamento. Aquando da emissão da classificação AQUA+ Escritórios inicial, o Auditor AQUA+ Comércio & Serviços elabora uma proposta de plano de ação para a eficiência hídrica, a implementar nos 3 anos seguintes, com base nas medidas de melhoria identificadas no momento da auditoria. Neste plano de ação são estabelecidos objetivos e metas de redução do consumo da água.
A implementação do plano será acompanhada pelo Gestor AQUA+ Comércio & Serviços, um técnico interno responsável pela gestão de recursos e com conhecimento da metodologia AQUA+, encarregue de implementar e acompanhar a implementação do plano de ação.
Esta nova metodologia foi calibrada através da aplicação a 18 edifícios de escritórios piloto. Da aplicação da metodologia aos pilotos foi possível determinar um potencial de poupança médio de 1,5 milhões de litros por ano, por edifício.
Curso Gestores e Auditores AQUA+ Comércio&Serviços
Já está disponível a primeira edição do Curso para Gestores e Auditores AQUA+ Comércio & Serviços, que inclui a vertente AQUA+ Hotéis e AQUA+ Escritórios! Não perca a oportunidade de atuar no âmbito deste sistema.