O AQUA+ marca presença na Conferência da Água das Nações Unidas, que se realiza de 22 a 24 de março em Nova Iorque. Este evento é já considerado o mais importante evento sobre a Água realizado até ao momento, sendo que a última conferência dedicada ao tema foi realizada em 1996. O grande objetivo é promover a consciencialização sobre a crise global de água e despoletar a decisão sobre as ações conjuntas a concretizar com vista a alcançar os objetivos e metas internacionais acordados, incluindo os ODSs estabelecidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Espera-se que a Conferência possa resultar no lançamento da Agenda de Ação da Água, das Nações Unidas, que traduza o comprometimento voluntário de todos os quadrantes, incluindo governos, instituições e comunidades locais.
Esta agenda terá como base de partida 5 diálogos interativos:
- Água e Saúde: Acesso a WASH – Água e Saneamento Seguros e, incluindo os Direitos Humanos à Água Potável Segura e ao Saneamento (ODS 6.1, 6.2, 6.3 e ODS 1, 3, 4, 5, 17)
- Água para o Desenvolvimento Sustentável: Valorização da Água, Nexus Água-Energia-Alimentação e Desenvolvimento Económico e Urbano Sustentável (ODS 6.3, 6.4, 6.5 e ODS 2, 8, 9, 11, 12);
- Água para Clima, Resiliência e Meio Ambiente: Fonte para o Mar, Biodiversidade, Clima, Resiliência e RRD (ODS 6.5, 6.6, 7, 11.5, 13, 14, 15);
- Água para Cooperação: Cooperação Transfronteiriça e Internacional pela Água, Cooperação Intersectorial, incluindo Cooperação Científica e Água através da Agenda 2030 (ODS 6.5, 6.b e ODS 16, 17);
- Década de Ação pela Água: Acelerar a implementação dos objetivos da Década, inclusive por meio do Plano de Ação do Secretário-Geral da ONU.
Filipa Newton, Coordenadora da Área de Inovação para a Sustentabilidade da ADENE, participará na Conferência com a apresentação do AQUA+, com o intuito de promover o debate sobre a importância, oportunidades e múltiplas soluções existentes para o uso eficiente da água, nas suas diversas vertentes, em particular a gestão da água do lado da procura, com contributos que visam ainda reforçar o papel das mulheres neste setor. A apresentação, que pretende ainda dar destaque ao nexus água-energia, será promovida no âmbito de um evento paralelo promovido pela Business as Nature sob o título “WOMEN 4 OUR WATER – From Portuguese Speaking Countries to the World”. Este evento pretende divulgar e enaltecer o papel das mulheres, de língua portuguesa, na sua relação com a Água e na ação e empenho diário que colocam na sua preservação, proteção, no seu acesso, gestão e uso eficiente e regeneração, contribuindo ativamente para cada um dos cinco diálogos interativos em discussão.
Ainda no contexto da participação na UN Water Conference, a ADENE como entidade que preside a Rede Europeia de Energia EnR, irá promover um Compromisso Voluntário para a Water Action Agenda. Este compromisso consistirá na criação do “EnR Working Group on Water-Energy Nexus”, como grupo de trabalho formal da rede EnR, que pretende contribuir para a introdução e reforço da temática da água e do nexus água-energia nas políticas públicas nacionais e europeias, em particular nas que se referem à energia e energia-clima, e a respetiva operacionalização nos diferentes países europeus representados na rede. Este grupo de trabalho será formalmente constituído este ano, na semana seguinte à UN 2023 Water Conference, na EnR Full Members Meeting (Berlim, 28 março), cujo plano de trabalho e objetivos contribuirão de forma significativa, para os desafios globais da água e objetivos da Water Action Agenda e Water Action Decade.