Empresa
Âmbitos da aplicação
O Sommer SQ-R, é um caudalímetro sem contacto com o meio, na qual utiliza 2 sensores radar, um para medição do nível e outro para medição da velocidade superficial do líquido a quantificar. É um equipamento que mede continuamente e pode ser aplicado em canais de efluentes, tubagens ou canais abertos (rega, abastecimento, outros), até em galerias, esgotos, etc.
O funcionamento deste equipamento não é afetado por detritos ou sólidos arrastados juntamente com as águas nos canais. É de fácil instalação e de fácil acesso, não ficando sujeito ao impacto de objetos que poderão vir com as águas, como é o caso dos sensores submersos.
É possível também utilizar este equipamento em locais remotos, onde não haja a existência de energia elétrica, com combinação com um datalogger, uma bateria e um módulo solar devidamente dimensionado. É possível também auxiliar este sistema com uma câmara de vigilância para fazer o report e aquisição de imagens/vídeos em casos de alarme.
O sensor dispõe de comunicação modbus, o que o torna versátil para ser conjugado com qualquer sistema de telemetria.
No que toca a manutenção, não é necessário fazer nada, pois ele não tem consumíveis nem partes que requeiram a intervenção humana.
O sensor dispõe de IP68, de modo a que, em casos de cheias onde este fique submerso, não exista problemas na funcionalidade do sensor. No entanto durante este período, o equipamento não vai fazer qualquer medição e sim despoletar um alerta de cheia. Ao utilizar uma câmara de vigilância no local é possível perceber a gravidade da situação e possível reagir consoante esse alerta.
– Medição sem contacto, livre de manutenção e à prova de inundações;
– Cálculo do caudal feito pelo próprio equipamento – através da medição de nível e velocidade;
– Modelo hidráulico integrado para cálculo preciso do caudal;
– Avançado software Q-commander para configuração detalhada de cada local de medição (perfil exato, rugosidade do material, posição do sensor;
– Precisão do sensor de velocidade certificada pelo Instituto METAS (Swiss Federal Institute of Metrology);
– Resultados fiáveis mesmo em aplicações extremas: caudais extremamente baixos, alta concentração de sólidos ou turbidez;
– Capacidade de medição mesmo quando existe condensação e/ou espuma á superfície;
– Função interna de aprendizagem e correlação entre as variáveis – na ausência de um dos valores (nível ou velocidade) podemos assumir um valor de caudal em memória (através da outra variável);
– Auto verificação do sensor com informação sobre o estado e erros;
– Invólucro à prova de inundações (IP68) e resistente a líquidos/ gases agressivos;
– Compensação automática da inclinação do sensor.
Saiba mais sobre esta solução!