Os empreendimentos turísticos localizados na região do Algarve podem beneficiar de apoio financeiro para a implementação das medidas associadas ao selo de eficiência hídrica «Save Water», criado com o objetivo de reduzir o consumo de água, na sequência da Resolução do Conselho de Ministros n.º 26-A/2024, de 20 de fevereiro, que reconhece a situação de alerta na região por motivo de seca.
São elegíveis para este apoio as despesas com aquisição de equipamentos eficientes e de monitorização, com auditoria e consultoria, incluindo as despesas com a auditoria e emissão de classificação AQUA+ Hotéis da ADENE, bem como despesas com formação, capacitação ou sensibilização, destinadas a promover a adoção de boas práticas na redução do consumo de água.
Antes de submeterem a sua candidatura ao apoio financeiro, os empreendimentos deverão registar-se na Plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica, da responsabilidade da ADENE, referindo os consumos de água e selecionando, de entre as 60 medidas de melhoria elencadas na plataforma, aquelas a que se comprometem implementar até final de 2024. Estas devem ser pelo menos dez até 30 abril (fase 1), dez até 30 de junho (fase 2) e pelo menos dez a implementar até 31 de dezembro (fase 3).
Para ajudar previamente na escolha das medidas a selecionar, as empresas poderão recorrer ao AQUA+ Hotéis da ADENE, o sistema de classificação, avaliação e promoção da eficiência hídrica em empreendimentos turísticos e alojamentos locais, solicitando apoio a um auditor qualificado. A ADENE irá também monitorizar os consumos assim como a implementação das medidas de eficiência hídrica nos empreendimentos turísticos aderentes e que demonstrem o seu compromisso em preservar este recurso vital.
A submissão de candidaturas deve ser feita por via eletrónica, junto do Turismo de Portugal, através do serviço de Gestão de Candidaturas e Apoios.
Para saber mais sobre a Linha de Apoio +Eficiência Hídrica Algarve, regulamentada pela Portaria n.º 140/2024/1, de 4 de abril, consulte a página do Turismo de Portugal.